segunda-feira, 19 de julho de 2010

Esportes e cultura para fazer Pernambuco avançar.

Essa segunda-feira, foi dedicada pela nossa agenda a percorrer alguns trechos do município de Jaboatão dos Guararapes. Estivemos conversando com o ex-vereador Bartolomeu Rodrigues, quando tratamos de projetos e ações que visem fazer o município avançar nos próximos anos.

Projetos como o de elaborar e colocar no Orçamento do Estado e da União a instalação de Centros Culturais e Esportivos com características olímpicas que atraiam os jovens nos fins de semana e também possam servir de apoio para os colégios dos municípios do Grande Recife e interior. Porque apostar nos centros esportivos?

Pernambuco e o Brasil prepara-se para receber os dois maores eventos esportivos do planeta: a Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas de 2016. Uma oportunidade única de despertarmos nos jovens não apenas o espírito olímpico, a prática dos esportes, mas, principalmente, a cidadania e a valorização de nossa gente.
Investir no esporte, em práticas olímpicas e futebolísticas, é criar ferramentas que afastem nossos jovens do mundo das drogas que, lamentavelmente, vem atingindo nossa sociedade, seja na Capital, seja nas cidades interioranas de Pernambuco.

As academias das cidades tão bem desenvolvidas pelo nosso candidato ao senado, Humberto Costa, é a grande porta de entrada para a implantação destes projetos de centros esportivos. O diferencial é justamente voltarmos os olhos para o futuro, para os jogos olímpicos, abrindo caminho para o surgimento de atletas e de grandes cidadãos e cidadãs. Mas e a cultura?

Este é outro grande diferencial de nosso projeto. Teríamos não apenas o espaço para a prática esportiva, mas um cantinho, em um bairro de cada cidade, para que nossa juventude, os amantes das artes, pudessem expressar toda a sua criatividade. Artistas que muitas vezes estão anônimos, sub-valorizados, esquecidos, e que ganhariam um "palco" para revelar toda a sua arte e a sua criação. Unir esporte, para um país e um estado apaixonado pelo futebol e o atletismo, e a cultura, num dos berços da maior diversidade cultural do Brasil - Pernambuco - é construir uma vida melhor, é avançar rumo a um desenvolvimento social com mais qualidade de vida.

Educação, cultura e esportes são alicerces que acreditamos essenciais para promovermos as mudanças que nossa sociedade tanto almeja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário